Olá pessoal! Tudo bem? Vamos a mais uma aula de Japonês! Eu iria alternar entre animê e mangá, mas estou animado com essa ideia de ensinar Nihongo, pois você aprende, eu aprendo ensinando e nós aprendemos! ...hihihi... Olha eu conjugando verbo! X)
Vamos?
No cinema está passando o tão aguardado filme TRON e parece ser muito legal, aliás o trailer é muito bonito. Mas, e se você estiver no Japão? Você consegue chegar ao cinema, mas não sabe se as entradas para o filme acabaram. Olhando o poster vê que tem TRON às 8 horas. O que você faz?
Você vai ao balcão e pergunta:
- [1] (8じ)からのまだありますか?
Entendeu? Lê-se: (8ji) kara no mada arimasu ka? Que quer dizer: Ainda tem para a sessão das (8)?
A pessoa que te atende diz que acabou. Então você deseja saber que horas dá para entrar:
- [2] なんじからはいってもいいんですか?
* A palavra "haittemo" tem duas consoantes iguais juntas (tt) quer dizer que a vogal antes dessas consoantes deve ser pronúnciada como se tivesse assento. E lembre-se que duas vogais juntas como em "ii" são pronunciadas como um "i" longo! =)
Finalmente, você consegue entrar no cinema para assistir Tron O Legado! Bom, em? Mas, como você é polido(a) e não se senta em qualquer lugar sem saber se já está ocupado, você pergunta para uma pessoa sentada na poltrona vizinha de onde você quer se sentar:
- [3] すみません、そこあいていますか?
Tenho vontade de escrever todo o dialogo, mas isso colocaria mais que três frases na postagem e isso pode acabar sobrecarregando os leitores. ...rsrsrs... Deixa pra próxima!
Espero que tenham gostado!
Arigatou! Ja mata atode! ありがとう、じゃまたとで!
ぼくわウェリントンです!おげんきですか?
Se você não entendeu minha pergunta, fique calmo! Em breve você saberá e voltará nessa postagem sabendo respondê-la. Poderá ser graças ao Ikiyouyou ou aos vários cursos gratuitos de Japonês que existem na web.
Hoje vou passar 3 frases, pois como os chinêses dizem: -"3 é perfeito!" ...hihihi... E é fácil pois você decora! =)
1) Oi. Tudo bom?
どおうも。どせすか? Doomo. Do sesu ka?*
"oo" de Doomo se pronuncia como "ou" ou um "ô" longo.
Homens leem "sesu" sem dizer o "u" saindo o som: des!
Homens leem "sesu" sem dizer o "u" saindo o som: des!
2) Eu sou (seu nome).
わたしわ(seu nome)です! Watashi wa (seu nome) desu.*
Watashi é utilizado por mulheres. Mas, como você não conhece quem você vai apresentar seu nome, é mais polido usar "watashi".
3) Prazer em conhecer você.
どおうぞよろしく。 Doozo yoroshiku.
Por hoje é só pessoal! Pratiquem!
E fica a dica: O tradutor do Google agora pode ler palavras em Japonês!
Até logo! Ja ne! じゃね!








